Para os funcionários habituados a lidar com a gestão financeira de uma empresa, o termo CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) já soa familiar. É impossível pensar em recebimento de pagamentos e não lidar em algum ponto com arquivos de remessa e retorno de transações usando o protocolo

O CNAB é um padrão estipulado pela Febraban (Federação Nacional dos Bancos) que permite, em meio a um cenário de alto volume em transações financeiras, a garantia do recebimento de certos tipos de pagamentos e maior controle de inadimplência.

Siga a leitura e entenda mais!

O que é o CNAB e para que ele serve?

Por meio da utilização do CNAB, empresas e bancos mantêm uma interface de informações em arquivos digitais de cobranças. O arquivo emitido pela empresa chama-se “arquivo de remessa”, e a resposta do banco é o “arquivo de retorno”.

Os arquivos de remessa servem para as empresas comunicarem aos bancos algum pagamento ou movimentação a ser efetuada pela instituição, como registro e baixa de cobranças, pagamento de títulos, impostos etc. São várias as informações enviadas por esses arquivos (com a extensão .REM).

Já os arquivos de retorno (de extensão .RET) são por parte dos bancos, comunicando às organizações a realização de pagamentos feitos a elas e mais detalhes destas operações. Eles são muito importantes para a conciliação da empresa, pois por meio destes arquivos há um controle de pagamentos efetuados para a empresa.

Ambos os arquivos seguem o padrão CNAB estabelecido para esses documentos pela Febraban, que determina o formato de texto com colunas pré-definidas.

Com o CNAB, as empresas mantêm seus bancos de dados atualizados, já que os arquivos que são intercambiados e compensados dentro desse padrão dão baixa automática nos boletos pagos pelos clientes.

Isso facilita muito o dia a dia, já que, sem esta opção, cada documento teria que ser digitado manualmente.

O processo de envio dos arquivos dentro do padrão CNAB acontece pelo Internet Banking ou pelo sistema de ERP ou de cobranças das empresas. Tudo é realizado em meio digital e os arquivos não podem ser compactados ao serem encaminhados ao banco.

Há dois tipos de arquivos, o CNAB 400 e o CNAB 240. A principal diferença entre esses arquivos é a quantidade de informação que cada um comporta. Porém, há outras particularidades sobre eles que veremos mais à frente no texto.

Como funciona o CNAB?

O CNAB tem um papel muito importante na compensação de boletos bancários. Desde a emissão do título de cobrança até o recebimento do pagamento, tudo acontece da seguinte maneira:

  1. A empresa emite os boletos relativos às suas vendas e envia ao banco onde eles serão liquidados o arquivo CNAB de remessa
  2. Os clientes recebem e pagam os boletos da forma que preferirem
  3. Com a compensação efetivada, o sistema da empresa se certifica diariamente pelo site bancário se existem arquivos de retorno CNAB
  4. Caso positivo, ela pode processar diretamente no software do financeiro os arquivos que foram baixados pelo Internet Banking, o que gera a baixa dos boletos liquidados
  5. Caso negativo, o arquivo ficará com o status rejeitado ou não localizado, devido à inadimplência ou algum erro nos arquivos. A instituição deve fazer contato com o banco e com o cliente para regularizar a situação.

A melhor forma de controlar os arquivos é de forma automatizada no software de cobranças da empresa, como a Vindi, que faz toda a comunicação com o banco de forma integrada à emissão dos boletos, dentro do arquivo CNAB 400 ou CNAB 240.

Como gerar o CNAB?

O processo de geração do arquivo CNAB de remessa depende do sistema usado. Primeiro, é preciso acessar o módulo de integração entre a empresa e o banco (em geral, esta opção aparece no menu de finanças ou gestão financeira). Dentro dessa opção, procure alternativas como contas a receber, integração ou comunicação bancária.

Depois, é preciso selecionar o banco e as informações dos títulos que você pretende incluir no arquivo. O ideal é contar com um sistema que realize a transmissão entre a empresa e o banco de forma integrada, para que os títulos sejam registrados no banco por meio de um comando simples.

Caso contrário, após gerar o arquivo, é preciso acessar o site ou aplicativo da instituição financeira para fazer o envio.

Como abrir um arquivo CNAB?

O arquivo CNAB de retorno é um arquivo de texto, que abre pelo bloco de notas no computador. Para ser visualizado, deve ser extraído do sistema do banco e, depois, aberto dentro da sua plataforma de gerenciamento.

Os passos para extração variam conforme o banco, em uma opção relacionada à transferência de arquivos. Depois de baixar o arquivo, é preciso importar na sua plataforma.

Em geral, essa opção aparece dentro de um menu chamado Cobranças ou Financeiro.

Quais as vantagens do CNAB?

O CNAB foi criado para facilitar o processo de recebimento e efetuação de pagamentos.

Por isso, seu uso garante alguns benefícios, como:

  • Segurança: o CNAB evita a perda de informações sobre pagamentos, já que a transferência de dados segue padrões preestabelecidos, além de ter a proteção das informações garantida tanto pelo banco quanto pela plataforma
  • Automatização: a plataforma atualiza os dados financeiros automaticamente, realizando o upload, a leitura e a integração do arquivo de retorno
  • Produtividade: todas essas facilidades ajudam a agilizar a gestão de pagamentos efetuados e recebidos, poupando tempo para sua equipe se dedicar a outras tarefas
  • Centralização: o CNAB reúne toda a análise dos pagamentos, ajudando a controlar a inadimplência.

Qual a diferença entre CNAB 400 e CNAB 240?

O arquivo CNAB pode ser gerado em layouts com pequenas diferenças para cada instituição bancária, já que cada transação possui seu próprio fluxo de informação.

Atualmente existem dois tipos de arquivos dentro do padrão da FEBRABAN: o CNAB 400 e 240. Vamos explicar a seguir cada um deles, mas também temos um outro conteúdo ainda mais extenso em que detalhamos a diferença dos dois tipos.

Leia o conteúdo mais extenso:
O que são CNAB 240 e 400 e qual a diferença entre eles?

O que é o CNAB 400

CNAB 400 é um arquivo que possui uma quantidade menor de informações: para cada registro são limitadas apenas 400 posições

Quanto ao layout de serviços, o arquivo CNAB 400 trabalha com carteira de cobrança simples e garantida, não sendo permitido o serviço de banco correspondente, apenas a utilização de postagem de títulos pelos Correios e Serviços de Protesto.

O que é o CNAB 240

É um arquivo que possui um número maior de informações, configuradas em 4 segmentos de 240 posições para cada um dos títulos dentro do mesmo arquivo. Ele permite carteiras de cobrança simples e garantida, além da utilização do serviço de banco correspondente e de postagem de títulos pelos Correios. 

O arquivo CNAB 240 também inclui serviços de Protesto e de Custódia de Cheques

Por fim, este layout pode ser utilizado para o serviço de agendamento para pagamento de título e pagamento de contas.

Como identificar se o CNAB é 400 ou 240?

O ideal é que a empresa se informe com o banco sobre o padrão a ser utilizado, já que muitas instituições usam apenas uma variação. Porém, o tamanho do arquivo pode indicar qual é o seu tipo.

Uma vez que o CNAB 240 tem quatro segmentos, é possível armazenar 960 títulos – ou seja, mais que o dobro do CNAB 400. Portanto, é um arquivo maior, sendo mais apropriado para empresas de grande porte, com alta quantidade de boletos

Além disso, o CNAB 240 possui mais serviços, como o agendamento de pagamentos. Em contrapartida, o CNAB 400 tem um fluxo nos bancos mais rápido, pois o arquivo é simplificado.

Qual layout meu banco possui?

É necessário saber qual a versão utilizada pelo banco (arquivo CNAB 240 ou CNAB 400) e baixar a documentação com todas as procedências determinadas. Como o arquivo é em formato padronizado, poucos campos mudam de banco para banco, mas sempre há os manuais para os clientes.

Hoje em dia, a maioria dos grandes bancos trabalha com os dois modelos, fornecendo maior flexibilidade ao empreendedor. 

Abaixo, apresentamos uma lista mais detalhada de quais são os bancos e seus respectivos arquivos CNAB:

  • Banco do Brasil: 400 e 240
  • Banco Santander: 400 e 240
  • Bradesco: 400 e 240
  • Caixa Econômica: 400 e 240
  • Banco Itaú: 400 e 240
  • Banco Safra: 400 e 240
  • Banrisul: 400
  • Banco Mercantil: 400 e 240
  • Banco Banestes: 400
  • Banco Nossa Caixa São Paulo: 400
  • Banco CCB: 400
  • Banco Sudameris: 400
  • Sicoob: 240
  • C6 Bank: 240
  • Sicredi: 240
  • Inter: 240.

Alguns bancos digitais não trabalham com CNAB, pois possuem algum sistema diferenciado para emissão de boletos. Consulte os regulamentos para maiores informações.

Conheça as vantagens de emitir boletos na plataforma Vindi, que já vem com integração de CNAB 240 e 400. 

Se você lida com finanças na sua empresa e quer entender mais sobre meios de pagamento e automatizações, também assine a newsletter da Vindi e receba conteúdos fresquinhos no seu e-mail!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies