O gateway de pagamento é uma solução cada vez mais comum para negócios, principalmente no e-commerce.

Essa ferramenta é feita para que uma loja virtual possa trabalhar com várias modalidades de pagamento, e assim ampliar o leque de consumidores.

Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o gateway de pagamento e suas vantagens e desvantagens em relação a outras alternativas. Você vai descobrir como seu funcionamento simples evita que o consumidor abandone o carrinho na hora do checkout.

Como 78% dos brasileiros têm o hábito de desistir de compras na internet, segundo pesquisa da Opinion Box, este é um problema que vale a sua atenção. Por isso, siga a leitura para descobrir qual é a melhor alternativa para o seu negócio oferecer uma melhor experiência de compra ao cliente e reduzir a taxa de abandono de carrinho!

O que é um gateway de pagamento?

Gateway de pagamento pode ser definido na prática como uma empresa de tecnologia de meio de pagamento que faz a comunicação entre operadoras e lojistas

Na prática, um gateway de pagamento é responsável pelo tráfego da informação que leva o pagamento. Além disso, deve garantir que essas informações de pagamento sejam confidenciais e criptografadas, a fim de oferecer a melhor segurança para compradores e lojistas.

Alguns dos primeiros gateways de pagamento que surgiram foram o e-Financial (do Banco Santos) e o Cobre Bem (que foi adquirido pela Worldpay), entre outros.

Apesar de terem uma função de conexão com adquirentes, bancos e outros meios financeiros, algumas empresas também fazem a função de gateways.

Além de oferecer outras soluções, como relatórios, antifraudes e soluções de intermediação de pagamento, a Vindi também possui o recurso de gateway de pagamento

Para saber mais sobre o gateway de pagamento, não deixe de assistir ao vídeo abaixo:

Como funciona um gateway de pagamento?

Como vimos, um gateway pode ser definido como uma empresa de tecnologia de meio de pagamento que faz a ligação entre operadoras e lojistas. Essa ferramenta é responsável por realizar todas as transações, desde o momento em que o cliente fornece seus dados até a aprovação e confirmação da compra. 

Além disso, também deve garantir a segurança de todas as informações para evitar fraudes.

Basicamente, o gateway funciona da seguinte maneira: 

  1. Quando um cliente realiza uma compra em seu site, todas as informações do pedido serão enviadas a ele
  2. O gateway, então, realizará diversos procedimentos para que o processo de pagamento seja aprovado com segurança
  3. Uma vez aprovados, os pagamentos são enviados diretamente para a sua conta.

Veja o infográfico abaixo para entender melhor o funcionamento de um gateway:

Principais características de um gateway de pagamento

Os gateways têm algumas características básicas de fluxo de pagamentos, recebimentos e preços que fazem deles a melhor solução para grandes e-commerces e outros nichos de negócio. 

Vamos ver quais características são essas?

Fluxo de recebimentos

O recebimento das vendas é direcionado diretamente na conta corrente do lojista, ou seja, o gateway é responsável especificamente em carregar as transações entre cliente (comprador), operadora (adquirentes) e lojistas (e-commerces).

API de pagamento

O nome Application Programming Interface (API) foi usado para ilustrar o que, na prática, é um tradutor que se comunica com duas entidades online. 

APIs existem para que duas interfaces possam se comunicar, traduzindo as diferenças entre os tipos de linguagens. No caso de pagamentos, a API é o elo dos meios de pagamento com sistemas online.

A Vindi possui uma das APIs mais intuitivas e de fácil integração do mercado de pagamentos.

Transparência na venda

Um dos diferenciais dos gateways é fazer da venda uma experiência transparente. Ou, em outras palavras, o gateway é aplicado sem a percepção do cliente na hora de comprar. 

Isso fatalmente aumenta a conversão, já que a experiência do comprador acontece em plenitude da loja, sem sair do ambiente do e-commerce.

Precificação

A precificação nos gateways de pagamento é feita pela quantidade de transações ou pacote de transações. Diferente de adquirentes e subadquirentes, que cobram pela porcentagem do volume de vendas, os gateways de pagamento cobram conforme o número de transações.

Exemplo:

  • Até 1000 transações = R$ X
  • 5000 transações = R$ 3X
  • 10000 transações = R$ 8X.

A maioria dos gateways de pagamento precifica seus serviços através de transações aprovadas (ou não).  As empresas desse tipo elaboram uma tabela de preços com quantidades de transações a serem utilizadas de acordo com o tamanho da carteira e número de vendas.

Vantagens do gateway de pagamento

Um gateway de pagamento é mais vantajoso do que contatar cada operadora de crédito individualmente. Sem esse recurso, além de ser necessário contatar cada bandeira individualmente, você ainda pode encontrar problemas no atendimento dessas instituições – especialmente se for um pequeno ou médio lojista.

Com a praticidade oferecida pelo gateway devidamente esclarecida, podemos passar para outros benefícios. Confira!

Facilidade no checkout

A experiência de pagamento é um momento crucial para levar a taxa de abandono de carrinhos às alturas. 

As desistências na etapa final da compra normalmente acontecem porque o processo se mostra muito complicado e longo. Com um gateway, o checkout pode ser feito em uma página só, sendo possível, inclusive, configurar a compra em apenas um clique.

Os resultados são vistos em forma de processos mais rápidos, menos abandonos de carrinho e mais conversões.

Diversidade de opções

Outra grande vantagem de um gateway de pagamento é que ele permite ao lojista aceitar diferentes bandeiras de cartão. Sem esse recurso, seria preciso entrar em contato com cada instituição financeira e fechar contratos independentes. 

Mas aqui vale dar uma dica: verifique a extensão do convênio dos fornecedores de gateway.  Por mais que eles procurem sempre dar várias opções, é bom conferir quais bandeiras realmente funcionarão no seu meio de pagamento e quais cartões não serão aceitos.

Segurança

Além da segurança nas transações, um gateway legítimo precisa de autorizações e certificações necessárias para operar. A maior delas e também a mais solicitada é o PCI Compliance, que consiste em uma auditoria internacional de segurança.

Alguns adquirentes só aceitam gateway em conformidade ou em adequação transacionando sua solução. A Vindi é uma empresa com a certificação.

Proteção dos dados

O grande temor de qualquer usuário ao realizar uma transação virtual é ter seus dados furtadosAfinal, é preciso dar informações importantes no momento do pagamento, como o número e a chave de segurança do cartão de crédito. 

Para evitar esse problema, gateways de pagamento contam com a tecnologia como aliada: usam servidores protegidos por firewalls robustos e contam com sistemas de criptografia de dados. Assim, qualquer informação enviada pelo cliente fica blindada contra invasores.

Gateways, se integrados com soluções de prevenção à fraude, também ajudam o próprio lojista, uma vez que consegue realizar uma análise de risco completa em cada pagamento, detectando a possibilidade de fraudes nas transações. E, se encontrado algum risco, o processo é cancelado. 

Além disso, os dados enviados pelo cliente não ficam armazenados em qualquer servidor, de responsabilidade direta do lojista. É o fornecedor do gateway quem cuida das informações sensíveis. Assim, o empreendedor não precisa se preocupar em comprar servidores específicos para esse processo.

Maior eficiência

Além de contratar uma solução com foco em pagamento, as equipes de TI podem se dedicar a outras soluções, que não o meio de pagamento. 

Um dos grandes desgastes em empresas que desenvolvem meios de pagamentos dentro de casa é exatamente o tempo que se precisa dedicar para acompanhar transações, segurança e relatórios. O custo é alto inclusive para se manter uma equipe especialista nesse assunto. 

Fatalmente, o gasto com desenvolvimento é menor.

Automatização de pagamentos

Alguns benefícios como pagamentos programados (automáticos), retentativas e até análise neural são exemplos dos benefícios de se contratar um gateway de pagamento, além da flexibilidade de usar o adquirente escolhido.

Maior conversão

O gateway eficaz deve comprovar aumento na taxa de conversãoAprovar mais é um dos grandes diferenciais dos bons gateways. 

A Vindi possui uma solução de conversão que possibilita a melhor aprovação e aumento efetivo da conversão.

Poder trabalhar com multiadquirentes

Essa funcionalidade é vital se, por algum motivo, seu estabelecimento for descredenciado, tiver a chave bloqueada pela adquirente, ou mesmo se a adquirente ficar fora do ar por um período. Com um gateway de pagamento, é possível trabalhar com mais de um adquirente

Na prática funciona assim: você pode ter o adquirente A como principal, com taxas melhores, e como segunda opção o adquirente B. Dessa forma, se a A ficar fora do ar, automaticamente as vendas passarão a ser transacionadas pela B, e isso garante que você não perca vendas por instabilidade de alguma adquirente.

Qualidade de atendimento

Em geral, empresas fornecedoras de gateways de pagamento oferecem um atendimento muito mais efetivo que as instituições financeiras tradicionais. 

Isso acontece porque são focadas no mercado de e-commerce e têm o know-how necessário para lidar com pequenos, médios e grandes empreendedores virtuais. Por sua vez, por terem um leque muito maior de clientes, bancos e bandeiras de cartão de crédito acabam falhando nesse ponto.

Multiplicidade de funções

Na prática, o gateway faz muito mais que apenas receber pagamentosA plataforma ainda permite realizar diversos processos, como estorno completo, parcial e em lote, parcelamento, compra em um clique e, ainda, programação de pagamento recorrente em serviços de assinatura, por exemplo.

Redução de custos

Ao implantar um gateway de pagamento, o lojista tem a oportunidade de negociar diretamente com as instituições financeiras. Isso favorece a obtenção de melhores taxas, permitindo fazer cotações e definir quais redes têm o melhor custo-benefício.

Como lembramos antes, o gateway ainda se diferencia pela forma de cobrança, pois calcula os valores sobre a quantidade de transações. Na prática, isso significa que quanto maior for o volume de vendas, maior será a economia da loja por transação.

Dessa maneira, o modelo é apontado como ideal para qualquer e-commerce que esteja em crescimento ou que planeje uma expansão ágil.

E as desvantagens de um gateway?

Apesar de todos os seus benefícios, o uso do gateway pode ter algumas desvantagens em relação a outras alternativas. Elas dependem muito das características – e, principalmente, o porte – do negócio que contrata o serviço.

Portanto, preste atenção nestes pontos de atenção e veja se eles se aplicam à sua empresa.

  • Instalação: o processo de implantar um gateway de pagamento é mais complicado em relação ao de um intermediador de pagamentos, o que pode ser um obstáculo para pequenos negócios
  • Negociação: o uso do gateway exige uma negociação de contratos com cada operadora de cartão de crédito, o que pode inviável dependendo a estrutura e do porte da empresa
  • Antifraude: nem todos os gateways possuem um sistema antifraude como a Vindi, e este é um aspecto decisivo para se levar em conta.

Independentemente das características do seu negócio, é sempre importante pesquisar sobre o serviço a ser contratado e pesar os prós e contras.

Para que tipo de negócio um gateway é indicado?

O gateway de pagamento faz o meio de campo entre clientes, bandeiras de cartão de crédito e lojistas.  Por isso, pode ser usado nos mais diversos nichos de mercado virtual, desde o varejo até a oferta de serviços via internet, como cursos a distância.

Como citado, o modelo é recomendado para as grandes e médias organizações, além dos negócios que estejam em uma expansão rápida. No entanto, algumas empresas podem estudar outras opções para suas transações online.

Grandes organizações, que têm mais recursos e poder de barganha podem negociar individualmente com cada operadora de cartão de crédito e contar com softwares específicos para isso. 

É claro que o trabalho burocrático é bem maior e é preciso adaptar o site do empreendimento online para essa nova situação, mas, dessa forma, é possível conseguir taxas um pouco menores.

Por outro lado, empresas que precisam de mais simplicidade e agilidade podem optar por um intermediador de pagamentos. Trata-se, basicamente, de terceirizar o recebimento de pagamentos para outra empresa, como vamos explicar na sequência.

Qual a diferença entre gateway e subadquirente

A diferença entre gateway e subadquirente está na forma como os sistemas funcionam. O gateway realiza uma comunicação direta entre operadoras e lojistas para concretizar as transações.

Já o subadquirente recebe todas as informações e realiza as transações em sua própria plataforma – como se terceirizasse o pagamento. É por isso que, como explicamos alguns tópicos acima, alguns negócios que usam subadquirentes direcionam o consumidor para outra página para confirmar sua compra.

Para você entender melhor: o subadquirente é o mesmo que processador ou intermediador de pagamento. Esse sistema surgiu para possibilitar que pequenos comércios se conectem às adquirentes – assim como o gateway faz –, mas sem a necessidade de ter contrato com estas empresas. São as subs que possuem relação comercial com as adquirentes. 

Desta forma, o modo de operação das subadquirentes é um pouco mais complexo, pois essas empresas também lidam com fluxo financeiro (enquanto o gateway é apenas relacionado a informações). Então, processos de antecipação de recebíveis e negociação de taxas são feitos diretamente com a sub. 

Quando escolher entre um gateway e uma subadquirente

Como explicamos ao mostrar as desvantagens do gateway, a escolha entre esse sistema e o de intermediação de pagamentos depende muito do porte da empresa.

Uma companhia de médio ou grande porte possui uma equipe para cuidar do seu departamento de finanças. Nestes casos, não há problemas em negociar taxas diretamente com operadoras de cartão, como ocorre com o uso de gateway.

Bem pelo contrário, isso aumenta seu poder de barganha. Mas um negócio pequeno pode não ter tanta estrutura burocrática, e essa tarefa demandaria alto esforço.

Porém, mesmo assim, a iniciativa pode valer a pena, já que gateways costumam cobrar taxas mais baixas que intermediadores. Por outro lado, a implantação de um subadquirente é mais simples, possibilitando começar a usar o sistema rapidamente.

Em resumo: subadquirentes podem ser uma boa alternativa para negócios pequenos, a menos que tenham uma expectativa de crescimento acelerado.

Como escolher um gateway de pagamento

Há muitas opções de gateways de pagamento no mercado, o que torna a escolha um processo desafiadora. Por isso, vamos dar a partir de agora algumas dicas que podem ajudar você a escolher as melhores opções.

Compare as taxas

Há no mercado uma grande variedade de gateways com diferentes taxas e formas de cobrança. Muitas oferecem tarifas diferentes conforme o tipo de pagamento, e outras preferem cobrar uma mensalidade fixa e tarifar o número de transações.

Portanto, essa comparação precisa ser feita levando em conta as necessidades do seu negócio.

Verifique o que será taxado

Além da variação nas taxas, as operações a serem taxadas também variam de acordo com a empresa contratada. Algumas podem variar as taxas conforme negociações, outras aumentam os percentuais para antecipação de recebíveis, e há empresas que cobram por saque.

Por isso, essa avaliação também é uma tarefa para se fazer pensando no que você espera do seu negócio.

Opte por multiadquirência

Um ponto crucial para quem precisa contar com um gateway é a possibilidade de se conectar com mais de uma adquirente. Se no ambiente físico há lojistas que contam com diferentes maquininhas de cartão, por que não também no online?

Exija a certificação PCI

Esta etapa garante mais lisura nas transações e proteção nas informações de clientes e lojistas ao longo de toda a cadeia de pagamentos. Afinal, você não quer ver a sua marca relacionada a notícias de vazamentos de informações, não é mesmo?

Qual o melhor gateway de pagamento?

Como comentamos no tópico acima, o melhor gateway de pagamento vai depender das características e necessidades do seu negócio. Mas há requisitos importantes para qualquer empresa que faça vendas, principalmente na internet.

Então confira o que não pode faltar no melhor gateway:

Variação nas formas de pagamento

O sucesso de qualquer empreendimento de vendas passa pela variedade na hora da cobrançaA cada dia, surgem novas formas de pagamento, como Pix, links de pagamento e carteiras virtuais.

Ao mesmo tempo, muitos consumidores também podem preferir meios tradicionais, como o boleto bancário. Escolha uma solução que garanta que você não vai perder nenhuma venda por motivo de que o cliente prefere pagar de outra forma.

Bandeiras diversas

Também surgem atualmente muitos bancos e fintechs com novas opções de bandeiras de cartão de crédito. Opte por um gateway que permita que seu negócio aceite as principais bandeiras disponíveis.

Procure conhecer as novidades em relação a cartões. Assim, você vai saber também se a empresa que pretende contratar para o serviço tem uma atenção com a atualização constante das bandeiras de cartões.

Segurança garantida

Escolher um gateway com dispositivo antifraude incluído é uma ótima alternativa. Também é possível instalar um sistema à parte, mas esse processo é muito lento e você pode ficar vulnerável até a sua conclusão.

Além disso, opções que não tenham um certificado de segurança podem ser bem arriscadas.

Conheça o gateway de pagamento da Vindi

Embora o mercado conte com muitas opções de gateways de pagamento, as características que mostramos no tópico anterior são essenciais para evitar qualquer dor de cabeça.

O gateway de pagamento da Vindi conta com todas elas. Você pode aceitar as mais modernas formas de pagamento e diversas bandeiras de cartão. Tudo isso com um sistema antifraudes embutido e a garantia da certificação PCI Compliance Nível 1, assim como as maiores empresas de pagamento do mundo.

Além disso, nosso sistema conta com vantagens como as seguintes.

  • Mais recursos: nossa plataforma oferece soluções como recuperação de inadimplência, customização de mensagens, envio de notificações e inteligência artificial
  • Checkout transparente: são possibilitados por nossas APIs para melhorar a performance na confirmação da compra
  • Análise em tempo real: você pode acompanhar as taxas em transações on-line, retentativas e períodos para aumentar a conversão
  • Compra em um clique: a partir da segunda compra com você, o cliente não precisa mais informar dados
  • Apenas uma API: com 30 integrações, é a única que você vai precisar.

Conheça o gateway de pagamento mais seguro e completo do mercado.

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