Nubank e GuiaBolso são alguns exemplos de fintechs no Brasil que todo mundo conhece. Mas, você sabia que existem mais de 740 fintechs no país? Segundo o estudo Distrito Fintech Report 2020, do ano passada pra cá, houve um aumento de 34% da quantidade de empresas criadas neste modelo.

A área que reúne serviços financeiros e tecnologia é uma das que mais se desenvolvem no mundo. Em questão de investimentos, a pesquisa da Distrito aponta que as fintechs captaram cerca de 35% de todo os aportes de Venture Capital contabilizados no Brasil, na casa das centenas de milhões de dólares.

Ecossistema de Fintechs no Brasil em 2020. Fonte: Fintechlab

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é uma fintech, veja a definição a seguir e exemplos de fintechs no Brasil, para entender melhor!

O que é Fintech?

O termo “fintech” vem do inglês, da junção das palavras “financial” e “technology”, traduzidos livremente como “tecnologias financeiras”.

Então, você já pode imaginar o que as fintechs fazem, não é? Elas proporcionam soluções digitais para inúmeros serviços financeiros, voltados para pessoas físicas ou para empresas (B2B). O foco é, portanto, desburocratizar operações tradicionalmente complicadas e demoradas.

Geralmente, as fintechs funcionam por aplicativo ou website. Essa é uma das suas principais vantagens: tudo pode ser resolvido de forma online, sem que o cliente precise pegar filas, enfrentar papelada e longa espera.

E as fintechs não são somente os bancos digitais. Na verdade, elas são qualquer tipo de empresa que atue de forma inovadora, online e especializada em uma ou mais áreas relacionadas a finanças, como:

Muitas fintechs também são consideradas startups: elas nascem com alto potencial de crescer em pouco tempo, já que trazem serviços novos e atrativos para investidores e programas de aceleração.

Quais são os principais exemplos de Fintechs no Brasil?

Conheça as empresas brasileiras que estão mudando o setor financeiro e, de quebra, liderando uma cultura mais ética para o segmento.

Bancos Digitais

Eles impulsionaram a transformação digital nos bancos, oferecendo abertura de conta e serviços bancários de forma completamente online. Alguns exemplos de fintechs no Brasil deste tipo são: Nubank, C6 Bank, Inter, Banco Original e Neon. Veja mais sobre os destaques:

Nubank

O Nubank foi fundado em 2013 e foi uma novidade que mudou a forma das pessoas abrirem conta e usarem serviços bancários. Alguns destaques da fintech são: aplicativo com ótima experiência do usuário, cartão de crédito e débito sem anuidade, abertura de conta pelo aplicativo, Nubank Rewards (programa de pontos do cartão).

Ele é também um unicórnio, ou seja, startup avaliada em pelo menos 1 bilhão de dólares.

C6 Bank

O C6 Bank é também bastante relevante na área de bancos digitais, oferecendo facilidades similares ao Nubank. Os destaques vão, no entanto, para seu recente lançamento de uma maquininha própria e para sua plataforma de investimentos mais robusta.

Crédito pessoal ou empresarial

As fintechs de crédito disponibilizam a contratação de crédito por aplicativo, desde o atendimento até a avaliação de crédito e liberação. Dessa forma, a maioria delas oferece taxas mais atrativas que as demais empresas de crédito. 

Creditas

O Creditas é uma plataforma de crédito online para pessoas físicas. Por ser uma fintech, ela consegue repassar taxas de juros menores aos clientes. Isso porque sua tecnologia ajuda a otimizar processos, ter menores custos operacionais e evitar fraudes. Assim, o cliente aproveita melhores taxas e maiores prazos de pagamento, podendo usar imóveis ou veículos como garantia.

TrustHub

A TrustHub oferece diversos serviços para pequenas empresas, dentre eles o de crédito. Fundada em 2017, ela promete análise simplificada e parcelamento. No site é possível fazer uma simulação de contratação de crédito.

Pagamentos

A área de pagamentos é muito ampla em frentes de atuação. Assim, temos diferentes modelos de fintechs neste setor:

  • Meios de pagamentos para pessoa física: são os apps de pagamento que o consumidor pode utilizar em suas compras, como carteiras digitais e pagamentos por QR Code;
  • Adquirentes e subadquirentes (B2B): fornecem tecnologia para transações por cartão de crédito e débito;
  • Plataformas de cobrança (B2B): plataformas para gestão de pagamentos, emissão de cobranças e operações de pagamentos, para negócios.

Vindi

A Vindi é uma plataforma que nasceu em 2013 e oferece uma estrutura completa de cobrança para as empresas. Com ela, é possível operar as principais formas de pagamento, como cartões de todas as bandeiras e boletos. 

Além de realizar cobranças avulsas, a fintech tem o diferencial de permitir a automação de um ciclo de cobranças para assinaturas, planos e mensalidades, para empresas que trabalham com o modelo da recorrência. 

Recentemente, a Vindi liderou o ranking Virtuous Company de Cultura Ética 2020. Veja mais aqui sobre o prêmio e sobre a empresa!

Investimentos

Nessa categoria, as fintechs cuidam dos investimentos dos clientes, oferecendo também consultoria e conteúdos. Algumas delas também utilizam tecnologia de Inteligência Artificial para direcionar os investimentos dos clientes para oportunidades na Bolsa.

Toro Investimentos

A Toro Investimentos é a primeira fintech brasileira que abriu uma corretora de valores independente dos bancos, em 2010. No entanto, a plataforma começou com educação financeira. Hoje, foca em gerar praticidade, segurança e maiores rendimentos aos clientes direcionando investimentos para Renda Fixa e Bolsa de Valores. Além disso, os consultores atendem de forma digital.

Urbe.Me

O URBE.ME é uma plataforma de investimento online voltada para o setor imobiliário, que simplifica e torna o investimento em crédito imobiliário. Criada em 2014, a empresa utiliza o conceito de crowdfunding para democratizar os aportes para valores mais baixos, a partir de R$ 1.000,00. 

Magnetis

A Magnetis é pioneira no uso de robôs especialistas em investimentos para os clientes no Brasil. Dessa forma, desde 2015, a fintech cria carteiras de investimentos alinhadas ao perfil do cliente e seus objetivos, com tecnologia e equipe especializada, tudo pela sua plataforma online.

Seguros

Também chamadas de insurtechs, as fintechs de seguros oferecem a contratação de seguros de forma mais prática, por app, e com valores mais flexíveis. 

ThinkSeg

A ThinkSeg é uma fintech que trouxe ao setor seguro de automóveis do Brasil o conceito de “Pay Per Use”, em que você paga o quanto usa. Isso por causa da ideia de um preço mais justo: você paga uma assinatura mensal (fixa) e a cada km rodado são adicionados alguns centavos ao valor mensal do seguro, de acordo com as coberturas escolhidas. No entanto, o valor compensa para quem usa menos o carro. 

Youse

A Youse oferece seguros auto, residencial e de vida a preços também mais acessíveis. Simulando os seguros online Youse, o cliente escolhe as coberturas e assistências que quiser, pra caber no bolso. Assim, conforme os serviços são acrescentados ou retirados, o valor mensal do seguro é calculado para o cliente, que só paga pelo que pretende usar.

Minuto Seguros e Bidu

Existem também fintechs que são corretoras de seguros, como a Minuto Seguros e a Bidu, que realizam cotações com as maiores seguradoras do Brasil para o cliente escolher o que se encaixa em seu perfil.

Contabilidade

A contabilidade de uma empresa pode ser simplificada por plataformas que realizam as principais obrigações e relatórios de forma online e automatizada. 

Contabilizei

A Contabilizei é uma fintech que busca democratizar a contabilidade, sendo uma plataforma voltada tanto à abertura de empresas quanto aos serviços relacionados ao processo contábil de empresas já em funcionamento. Dessa forma, ela pode ser contratada mensalmente para ajudar com notas fiscais, guias de impostos e relatórios contábeis como balanço, DRE e outros.

Controle financeiro

Aqui se enquadram as fintechs que oferecem ferramentas para ajudar o usuário a ter maior controle financeiro, ou seja, não operam transações, apenas ajudam com o planejamento e pesquisa.

GuiaBolso

O GuiaBolso, lançado em 2014, ajuda milhões de usuários a realizar o controle financeiro, estabelecer metas de consumo, planejar despesas e fazer cotações. Sua tecnologia se aprimorou ao longo dos anos, permitindo integração com a conta bancária do usuário, com total segurança. Assim, fica mais fácil controlar o saldo, as contas e não entrar no vermelho.

Konkero

A Konkero é um portal independente sobre empréstimos, consórcios, seguros e muito mais, voltada a informar e ajudar na educação e consciência financeira. Portanto, o site pode ser usado como um guia gratuito pelo público.

Se você gostou desses exemplos de fintechs no Brasil, acompanhe o blog da Vindi e fique por dentro de notícias do mercado!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies