Uma vez Gregorio Duvivier publicou na Folha de S. Paulo falando sobre sua ex-esposa, Clarice. Tá, mas o que isso tem a ver com esse texto? Ambos precisam falar de coisas importantes. Ele, de saudades. Nós, de antifraudes. Isso porque a falta desse recurso em um e-commerce gera diversos transtornos para os lojistas.

Uma a cada 26 compras feitas pela internet é fraudulenta, segundo relatório da Konduto. Sem análises de risco os e-commerces estão sujeitos, além do prejuízo financeiro, a receber multas das adquirentes se o volume de fraudes for alto.

A média de tentativas de fraudes no comércio eletrônico brasileiro é de 7,6%. É o que aponta o mesmo relatório que analisou entre 1 de janeiro e 30 de junho deste ano mais de 10 milhões de transações em lojas online.

Pode parecer um número pequeno, mas se pensarmos que existem, segundo a PwC, quase 40% de compras online sendo efetuadas mensalmente, esse número fica gigantesco! A maioria das fraudes acontece às quintas-feiras entre 1h e 5h da manhã, segundo um relatório do Serasa Experian.

Diferentes tipos de fraude

  • Fraude efetiva 

É a que ocorre quando as compras são efetuadas com cartões de créditos roubados ou clonados. Ao receber a cobrança, o dono do cartão pede o estorno (o famoso chargeback) por não reconhecer a compra, mas como o produto foi entregue e o e-commerce já teve todos os custos operacionais para entrega do item, ele fica no prejuízo.

  • Auto fraude

Ocorre quando o próprio titular do cartão efetua a compra, mas finge desconhecê-la e liga na loja  pedindo estorno do valor cobrado na fatura ou na própria administradora do cartão dizendo não reconhecer a compra.

  • Fraude amigável

Acontece quando um conhecido do titular do cartão efetua uma compra sem sua permissão e ele desconhece a compra, pede estorno e, mais uma vez, a loja perde.

O que é um antifraude?

O antifraude é uma ferramenta que tem como função proteger as lojas de e-commerce de ataques cibernéticos. Além disso, ele proporciona mais segurança aos clientes no momento da compra.

Como funciona 

Por meio das redes neurais, entre várias outras técnicas de inteligência artificial. O antifraude consegue analisar as informações cadastrais do consumidor e acompanhar o processo de navegação até a efetivação da compra. Ele analisa informações como: geolocalização, redes sociais de IP e outras informações importantes que definem o grau de risco da compra. Depois dessa análise, o e-commerce recebe uma nota informando se a compra pode ou não ser aprovada.

Por que antifraude é importante

Ainda de acordo com o Serasa, a maioria das lojas online fecha por causa dos prejuízos gerados pelas compras fraudulentas. Não só para evitar as perdas financeiras (ou falência), mas também a perda de engajamento e credibilidade por parte dos consumidores. É indispensável que os e-commerce comecem as operações com um antifraude.

O antifraude faz a gestão de risco e garante à sua empresa boas taxas de aprovação e menos chargeback. Sem isso, as chances de compras verídicas serem reprovadas são maiores e os e-commerces podem ter dificuldades no tempo de aprovação por falta de análise. Portanto, ficar sem um sistema antifraude em sua loja pode acarretar em grandes prejuízos para o caixa. Essa certamente é uma ferramenta essencial para qualquer e-commerce.

Vantagens do antifraude:

  • Segurança –  ele garante ao seu cliente um site protegido para efetuar compras. Isso aumenta o engajamento do cliente com a marca e a taxa de conversão;
  • Praticidade – as avaliações de autenticidade das compras são feitas com maior agilidade;
  • Redução de prejuízos – os problemas com fraudes são drasticamente reduzidos, logo, os prejuízos também;
  • Proteção – você se protege de fraudes e possíveis multas praticadas pelas adquirentes quando o índice de ataques é alto;

Com esses exemplos, nota-se o quanto é benéfico o uso de um antifraude: o recurso protege o lojista de todos os tipos de fraude, e em todas as fases da compra. Isso evita diversos problemas.

Como escolher um antifraude

Essa pergunta é mais uma provocação, porque você deve escolher o antifraude de acordo com o seu negócio. Portanto, é preciso avaliar diferentes opções e entender qual te atende melhor. Mas, elencamos alguns tópicos importantes que o antifraude deve ter e que você precisa analisar na hora de escolher o recurso que vai usar. Veja:

  • Integração com a plataforma;
  • Análise de dados cadastrais – incluindo a mudança de endereços do consumidor em diferentes compras;
  • Análise de navegação do cliente;
  • Alto índice de transações;
  • Inteligência artificial – que analisa as compras feitas com o mesmo cartão
  • A possibilidade de contato com o cliente para confirmar a venda, em caso de suspeitas. Inteligência artificial que analisa que o mesmo cartão foi usado pelo mesmo cliente na mesma máquina;
  • Impressão digital – identidade de cada aparelho usado para fazer a compra;

Agora que ficou claro o que é, como funciona e para que serve um antifraude, você consegue entender a grande necessidade de um e-commerce usar esses recursos ao iniciar suas operações. Contudo, preciso ressaltar que contratar um antifraude e deixar tudo “na mão” da ferramenta não vai te livrar de chargebacks.

Isso porque o antifraude minimiza o risco de alguém que tenha os dados do dono do cartão ou comprador aplicar a fraude a partir das análises de dados. Mas não consegue inibir cem por cento as chances de isso acontecer. É aí que entra a revisão manual, que pode ser feita através de uma pesquisa sobre esse cliente ou uma ligação para verificar se a venda foi feita por ele, por exemplo. Unindo isso tudo, aí sim as chances serão drasticamente reduzidas e você garante compras reais e segurança para o seu cliente.

Outra grande dica é: se for usar plataformas e softwares integrados ao seu site, certifique-se de que eles possuam também um antifraude e segurança, a exemplo das plataformas de pagamento responsáveis pela transmissão de dados no ato de compra e venda. Assim, todas as suas medidas de segurança valerão a pena.

Além de saudades, Gregório precisava contar dos arrependimentos que tinha, do que deixou de fazer e que agora é tarde demais. Aprenda com a história de Gregório e não deixe de fazer o que precisa para o seu e-commerce ter o sucesso que você deseja. Afinal, o único espaço que as empresas de e-commerce que não deram certo conseguem é no caderno de economia da Folha, bem escondidinho. Nem bomba na internet.

Quer entender a fundo o universo da fraude e saber as melhores formas de se proteger? Veja o e-Book que a Vindi preparou, em parceria com a Konduto, para você:

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies