Encontrar as pessoas que vão fazer sua academia funcionar e garantir que os seus alunos estejam satisfeitos com as aulas não é uma das tarefas mais fáceis. É importante dedicar um bom tempo nesta etapa, entrevistando e procurando os profissionais com cuidado e atenção. Esse artigo vai te ajudar a entender como contratar professores para minha academia pode ser uma ciência que pode ser entendida.

A área de estudo em Educação Física ganhou, nos últimos anos, muitos adeptos. Em 2015, o Brasil contava com mais de 35 mil profissionais formados nesta modalidade, o que significa que se você procurar bem, certamente vai encontrar bons especialistas para atuar na sua academia e ver, assim, seu negócio decolar.

Abaixo separamos dicas que vão facilitar essa tarefa.

Como contratar os professores certos?

Um bom processo de contratação deve envolver etapas como atração, recrutamento e seleção. Vamos ver em detalhes cada uma delas.

Atração

Se você quer contratar bons professores, o primeiro passo é atrair profissionais que se encaixam ao perfil da sua academia.

Comece criando um anúncio de vaga bem descritivo e, ao mesmo tempo, objetivo. Esse processo é interessante, pois ele serve como uma espécie de reflexão.

É neste momento que você vai entender que tipo de profissional você precisa buscar.

Por exemplo, se a sua ideia é contratar três professores de Educação Física, quais perfis eles devem ter? Pode ser mais interessante procurar pessoas que tenham experiências e cursos que se complementam do que todos com a mesma especialidade.

A próxima fase é criar um anúncio de vaga informativo. Lembre-se que é ele que vai atrair as pessoas que você deseja. Por isso, explique quais serão as atividades, o que você espera daquele profissional e quais os benefícios oferecidos.

Recrutamento

Com o anúncio da vaga em mãos, é hora de deixar o mundo saber que você está contratando.

Divulgue a sua vaga em diferentes lugares. Existem diversos sites especializados em recrutamento e seleção que não cobram pela divulgação de vagas.

Aproveite também as redes sociais, coloque a posição que você está oferecendo em sites como o Linkedin e não deixe de explorar grupos fechados do seu segmento no Facebook. Eles são uma ótima fonte para você encontrar os profissionais que precisa.

Indicações são sempre uma forma eficaz de encontrar bons funcionários. Então, converse com seus amigos e pergunte se eles conhecem pessoas que estão dentro do perfil da sua vaga.

Ainda nesta etapa, você vai precisar selecionar as pessoas que mais se aproximaram ao perfil que você estava procurando e entrar em contato convidando para uma entrevista.

Seleção

Com a tecnologia aí para nos ajudar, você pode fazer uma pré-seleção dos profissionais marcando um bate-papo por vídeo conferência ou chamá-los diretamente para uma entrevista.

Pense qual a melhor forma de conhecer os seus candidatos no dia da conversa, se é interessante desenvolver algum teste que ajude na sua decisão ou qualquer outra atividade.

Cuidado com o encanto pelo currículo

Um grande erro que muitas empresas cometem na hora de escolher seus talentos, é cair no “encanto pelo currículo”.

O que isso quer dizer? Não contrate os profissionais para a sua academia apenas por eles terem um currículo excepcional.

O motivo é que muitas vezes a pessoa tem cursos muito bons e experiências profissionais que brilham os seus olhos, mas será que ela se identifica com a cultura da sua empresa?

Lembre-se que o comportamento é um dos fatores mais importantes que vão garantir uma contratação bem sucedida a longo prazo e evitar retrabalhos.

Além disso, esse profissional é quem vai representar a sua academia no dia a dia. Ele tem impacto direto na satisfação dos seus alunos. É preciso escolher com cuidado.

Montando uma equipe para sua academia

Embora nos tópicos acima nosso foco tenha sido sobre a contratação de profissionais de Educação Física, você vai precisar encontrar também outros funcionários.

Como uma recepcionista para atender pessoas que querem saber sobre os seus planos, tanto pessoalmente como por telefone e profissionais que vão ficar responsáveis pela limpeza da sua academia.

Você também pode escolher ter em sua academia um espaço de avaliação física, para isso, você precisa contar com alguém especializado no assunto.

Mais uma possibilidade é ter uma nutricionista que vai ajudar seus alunos a montarem um plano alimentar adequado.

Se a sua academia vai além da musculação e oferece pilates, dança, lutas e outras atividades, o processo de seleção que descrevemos acima também deve acontecer para esses professores.

Onde encontrar professores para academia?

Algumas das fontes disponíveis para você encontrar talentos são as seguintes:

Linkedin grupos:

Facebook grupos:

Sites de emprego:

  • Catho
  • WallJobs
  • VAGAS.com.br
  • Infojobs
  • Site de Universidades

Mas não limite-se a eles, vá além e não desista até contratar os profissionais que você precisa para a sua academia.

Aproveite e leia também os artigos “Como montar uma plano de negócios para academia” e “Equipamentos de academia: como encontrar os melhores preços”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies