O Banco Central anuncia novas regras para pagamentos mobile (via celular). Alexandre Tombini, presidente da instituição, anunciou na última segunda (04/11/13) nova norma que regulamentará o mercado de pagamentos que incluem cartões pré-pagos, de crédito, moedas eletrônicas e o pagamento via celular, que era um ponto crítico solicitado pela indústria há pelo menos 3 anos.

banco-central-mobile

Banco Central de olho no Mobile Payment

Por aqui, o negócio parece estar aquecido, já que o último congresso de meio de pagamentos eletrônicos – o CMEP, agitou muitos profissionais e já foi o prelúdio do que estaria por vir em termos de regulamentação por parte do Banco Central do Brasil, que rege as normas da indústria.

“Trata-se de uma regulamentação mínima para o setor, sem prejuízo de novas ações regulatórias posteriores, após avaliação de outros segmentos de pagamento caracterizados em lei”, diz o comunicado.

“O Banco Central, por sua vez, editou normas que disciplinam (i) a classificação, a autorização e o processo de vigilância dos arranjos de pagamento, (ii) as modalidades e a autorização de instituições de pagamento, (iii) as contas de pagamento e (iv) o processo de gerenciamento de risco e de salvaguarda dos recursos mantidos em contas de pagamento”, citou o documento. As novas normas entram em vigor dentro de um prazo de 180 dias.

square-mobile

Square: hora de vir para o Brasil?

Essas novas regras, citadas na  Resolução nº 4.282, estabelecem os objetivos a serem perseguidos pela regulação e supervisão do BC, relativamente às necessidades dos usuários finais, dentre as quais a confiabilidade, a privacidade, a transparência e acesso a informações. Já a Resolução nº 4.283 explicita para as instituições reguladas as exigências de transparência de informações, cita o documento.

Pagamento Mobile é de longe um dos maiores desafios do ponto de vista tecnológico e uma grande oportunidade para o Brasil. Desafio pelo acesso à internet de qualidade, que vai exigir do usuário final melhor serviço, e também dos lojistas que terão que oferecer uma infra-estrutura adequada para tal acesso, mas também é uma grande oportunidade, já que o Brasil é um dos maiores mercados de smartphones no Brasil.

Leia mais sobre Pagamento Eletrônicos (Veja a Novidade da Cielo Mobile) Aqui.

Fonte: Estadão, Informa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies